O Quebra Nozes - Um Conto de Natal



O Quebra Nozes é uma história inspirada no conto de E.T.A. Hoffmann, trazendo na sua essência a fantasia  de uma menina que adormece na Noite de Natal e vê seus brinquedos ganharem vida. Entre eles está o temível Rei dos Ratos e o bravo Quebra Nozes, um soldadinho enfeitiçado que precisa encontrar uma noz mágica para voltar a ser um príncipe

A encenação adapta para a linguagem teatral o tema, desenvolvido e potencializado pelo ballet, mantendo os personagens principais, o imaginário e a simbologia contidos no texto original, trazendo um contraponto nas festividades de fim de ano, que muitas vezes, exploram o consumismo na época do Natal. Esta história é tradicional em muitos países do norte e leste europeu.

O Quebra Nozes já realizou dezenas de apresentações desde 2009 e traz um novo olhar sobre a tradição natalina, associando elementos lúdicos, símbolos comuns a diversas culturas e canções que fazem parte do nosso folclore.

O grupo resgata a valorização da narrativa e da simplicidade, numa concepção lúdica com linguagem acessível a todos os públicos e traz na sua estética adereços confeccionados com material reciclado. A encenação conta ainda com trechos da música de Tchaicovsky, feita originalmente para o ballet, além de canções tradicionais natalinas tocadas ao vivo por Cícero Neves e Patrícia Ragazzon.




Sala Álvaro Moreyra - 2017 (a convite da Secretaria Municipal de Cultura)
Colégio Farroupilha - 2017
Natal na Praça Central de Guaíba - 2015
Casa das Artes Villa Mimosa - 2015
Simultaneidades/Vila Flores - 2013
Natal dos Anjos/Dois Irmãos - 2013 e 2016
Escola Caracol - 2013 e 2015
SOGIPA - 2011
AABB - 2010
Livraria Cultura - 2009
Show da Neve/Shopping Total - 2009
e muitas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Município de Porto Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Grupo

BICHO, BOLA, BOLHA